Partindo dessa curiosidade infantil, a Toca dos Tocos quer instigar o conhecimento e as descobertas, com foco no interesse e na autonomia dos pequenos, provando que ciência é coisa de criança.
O projeto Os pequenos cientistas da Toca dos Tocos e as grandes descobertas tem como objetivo despertar o espírito investigativo e a curiosidade, desenvolver o senso crítico, a reflexão e a organização das ideias para resolver problemas e fazer descobertas. A ciência será nosso argumento, em 2024, para aprender sobre grandes investigadores e inventores, sobre importantes transformações e inventos que mudaram o mundo, mas também servirá de pretexto para encorajar as crianças a questionarem, pesquisarem, argumentarem e explorarem.
O projeto Os pequenos cientistas da Toca dos Tocos e as grandes descobertas vai muito além de tubos de ensaio e laboratórios, é a possibilidade de desenvolver habilidades de observar, refletir, imaginar, testar. Interesse em aprender, experimentar, pesquisar. Disposição em questionar, compartilhar e argumentar. Encantamento pelo estudo, conhecimento e coisas novas. Com isso, contribuímos para formação não de cientistas, mas de cidadãos.
A música é uma forma de arte pela qual nos identificamos e nos relacionamos com uma cultura, com uma comunidade ou com um período da história. Ela nos traz pertencimento e nos transporta no tempo e no espaço, resgatando memórias ou nos apresentando outras culturas.
Ao longo dos 40 anos da Toca dos Tocos, a música foi esse elemento de conexão. Desde as cantigas que orientavam a rotina dos pequenos, passando pelas trilhas sonoras dos projetos e apresentações de fim de ano, até as canções entonadas pelas crianças de suas experiências, a música sempre nos aproximou.
Neste ano festivo, o projeto nos brinda com a música clássica, um gênero musical que traz uma estrutura mais formal, com notas claras, muitos instrumentos e domínio técnico. Assim como a educação, uma arte que exige harmonia, compasso, coletividade. Uma música que se escuta com a alma.
Tendo em vista os impactos psicossociais no cotidiano das crianças, decorrentes de medidas adotadas por autoridades durante a pandemia do Coronavírus, que privaram a infância de relações interpessoais e do senso de segurança, a Toca dos Tocos buscou um projeto que pudesse trabalhar esses aspectos. O filme Rio, com cenários e cores vibrantes, revelou-se uma excelente oportunidade para, de forma lúdica, minimizar os efeitos dessas restrições. Blu, nosso protagonista, supera medos, amplia seus horizontes, aprende sobre liberdade e afeto. Com este enredo, a Toca quer enfocar o que há de mais valioso para as crianças: uma rotina estruturante, com liberdade e confiança. Interações saudáveis e limites saudáveis, e a natureza ajudando a dar conta de toda energia que a infância tem.
O projeto da Toca dos Tocos para 2021 tem como apoio o filme Em busca do Vale Encantado, uma aventura pré-histórica de cinco jovens dinossauros: Littlefoot, Saura,Patassaura, Petrúcio e Espora. Na distante época dos vulcões e perigosos terremotos, um jovem "pescoçudo", Littlefoot, é repentinamente separado de sua família. Na jornadaao lendário Vale Encantado, ele encontra quatro outros jovens dinossauros que oacompanharão nessa travessia cheia de desafios e lições de vida.
Em 2020, a Casa de Recreação Toca dos Tocos escolheu uma figura plena de significado para conduzir os alunos à descoberta de um universo conquistado com coragem e conhecimento: O Universo Colorido de Frida Kahlo!
Copyright 2020 Toca dos Tocos. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por EstúdioMX