projeto 2021

O projeto da Toca dos Tocos para 2021 tem como apoio o filme Em busca do Vale Encantado, uma aventura pré-histórica de cinco jovens dinossauros: Littlefoot, Saura,Patassaura, Petrúcio e Espora. Na distante época dos vulcões e perigosos terremotos, um jovem "pescoçudo", Littlefoot, é repentinamente separado de sua família. Na jornadaao lendário Vale Encantado, ele encontra quatro outros jovens dinossauros que oacompanharão nessa travessia cheia de desafios e lições de vida.

O projeto de 2021 vai proporcionar às crianças que se abram para um mundo dedescobertas e aprendizagens que interligará diversas áreas do conhecimento.

A palavra Dinossauro Dinossauro significa "lagarto terrível".

Os dinossauros foram as maiores criaturas terrestres a habitar o planeta. Alguns eram inofensivos e se alimentavam de plantas. Outros eram caçadores cruéis, que abocanhavam suas vítimas com dentes afiadíssimos. Foram os animais mais bem sucedidos do planeta: eles viveram 140 milhões de anos, o homem existe há apenas dois milhões e meio de anos! Sem dúvida, eles são as ferramentas mais poderosas de aprendizado quando o assunto é a história e a origem da vida na Terra.

Pequenos e grandes, pacatos e ferozes, herbívoros e carnívoros, famosos ou completamente desconhecidos, os dinossauros estão chegando para agitar a Toca dos Tocos!

projeto 2020

Em 2020, a Casa de Recreação Toca dos Tocos escolheu uma figura plena de significado para conduzir os alunos à descoberta de um universo conquistado com coragem e conhecimento: O Universo Colorido de Frida Kahlo!

Afinal, quem é Frida Kahlo?

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, nasceu no México, no dia 6 de julho de 1907 e tornou-se uma importante pintora do século XX. Em seus autorretratos ela apresenta um sorriso enigmático, talvez a maneira de expressar a dor que a acompanhava, por sua saúde debilitada. Apesar disso, transmitia a imagem de uma mulher forte e de muita sensibilidade.
Frida é reconhecida por características marcantes, como sua sobrancelha, a roupagem, os cabelos presos em trança. O trabalho da artista reflete a cultura e o folclore mexicano em estampas, flores e animais, que ela considerava figuras de proteção e afeto. A família da pintora foi um grande apoio para as artes e, apesar de muito próxima do pai, a convivência com as irmãs garantiu fortes referências. Frida marcou sua época como símbolo da força feminina, e figura assim até hoje. Sua história será conhecida pelas crianças com foco no espírito crítico e capacidade de superação.
Sabemos que a arte possibilita à criança compreender o que a cerca e, por isso, o Projeto 2020 se justifica espontaneamente. A Toca dos Tocos tem o intuito de fomentar as mais variadas formas de expressão, respeitando a faixa etária e desenvolvimento individual das crianças. A arte de Frida será suporte para conquistar outros saberes e sua história nos conduzirá, por lindos cenários, a temas de extrema relevância, como a dor, a identidade, o corpo, a família. A arte enriquece a interdisciplinaridade, acrescentando informações e aumentando o conhecimento. Nesse contexto, os temas serão trabalhados com diversas linguagens artísticas, ampliando o repertório das crianças.

Objetivos:

  • Vida e obra de Frida Kahlo;
  • México e sua cultura, língua, folclore, costumes, gastronomia;
  • A mulher e o papel de cada uma na sociedade;
  • Identidade pessoal e significados para a realidade e o cotidiano de cada um;
  • Impressão do mundo e dos contextos a partir de afetos e relações;
  • Diferenças físicas nas relações humanas;
  • Contexto familiar como suporte para uma vida saudável e feliz;
  • Respeito e valorização do outro;
  • Saúde, autonomia, autocuidado;
  • Comportamentos seguro no trânsito.

Contatos

  • Rua Rodolfo Schlieper, 236
    Canela - RS
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(54) 99900-2667

Copyright 2020 Toca dos Tocos. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por EstúdioMX