Em 2020, a Casa de Recreação Toca dos Tocos escolheu uma figura plena de significado para conduzir os alunos à descoberta de um universo conquistado com coragem e conhecimento: O Universo Colorido de Frida Kahlo!
Afinal, quem é Frida Kahlo?
Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, nasceu no México, no dia 6 de julho de 1907 e tornou-se uma importante pintora do século XX. Em seus autorretratos ela apresenta um sorriso enigmático, talvez a maneira de expressar a dor que a acompanhava, por sua saúde debilitada. Apesar disso, transmitia a imagem de uma mulher forte e de muita sensibilidade.
Frida é reconhecida por características marcantes, como sua sobrancelha, a roupagem, os cabelos presos em trança. O trabalho da artista reflete a cultura e o folclore mexicano em estampas, flores e animais, que ela considerava figuras de proteção e afeto. A família da pintora foi um grande apoio para as artes e, apesar de muito próxima do pai, a convivência com as irmãs garantiu fortes referências. Frida marcou sua época como símbolo da força feminina, e figura assim até hoje. Sua história será conhecida pelas crianças com foco no espírito crítico e capacidade de superação.
Sabemos que a arte possibilita à criança compreender o que a cerca e, por isso, o Projeto 2020 se justifica espontaneamente. A Toca dos Tocos tem o intuito de fomentar as mais variadas formas de expressão, respeitando a faixa etária e desenvolvimento individual das crianças. A arte de Frida será suporte para conquistar outros saberes e sua história nos conduzirá, por lindos cenários, a temas de extrema relevância, como a dor, a identidade, o corpo, a família. A arte enriquece a interdisciplinaridade, acrescentando informações e aumentando o conhecimento. Nesse contexto, os temas serão trabalhados com diversas linguagens artísticas, ampliando o repertório das crianças.
Objetivos:
Vida e obra de Frida Kahlo;
México e sua cultura, língua, folclore, costumes, gastronomia;
A mulher e o papel de cada uma na sociedade;
Identidade pessoal e significados para a realidade e o cotidiano de cada um;
Impressão do mundo e dos contextos a partir de afetos e relações;
Diferenças físicas nas relações humanas;
Contexto familiar como suporte para uma vida saudável e feliz;